• Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2020 por MARIA CRISTINA D'OLIVEIRA SALGADO | Portugal

Agora…só “homemade”

Tuesday, March 24, 2020

 

Tem mesmo de ser, agora feitos em casa.

 

Por hábito aos fins-de-semana cá por casa os pequeno almoços são diferentes. Estamos juntos e sempre com mais tempo do que os que fazemos durante a semana. Croissants, pães de leite ou pão fresco acabadinho de comprar. Agora não é possível: sair de casa só para o imprescindível por isso que venham as Ideias.

 

Neste fim-de–semana fizemos pãezinhos de leite. Uma receita super fácil, e claro já sabem, com a ajuda da amiga Bimby

Costumo ter esta farinha em casa, pensando já naqueles dias em que à última da hora decidimos ser pasteleiros.

 

 

Sou adepta das marcas brancas e esta Continente (aqui) é boa e a que compro habitualmente. Própria para pão de leite, brioches ou pão de Deus. 

 

Ora o que é necessário para esta receita? 250 dl leite; 50 g margarina; 50 g açucar branco; 1 colher/chá fermento; 1 colher/café de sal; 500 g de farinha (metade do pacote) e 1 gema de ovo para pincelar no fim.

Colocam-se todos os ingredientes no copo, exceto a farinha e programa-se 1,30 minuto, 37.º, velocidade 1. De seguida juntamos a farinha e programa-se 10 segundos, velocidade 6. Depois desta fase concluída pomos 2 minutos na velocidade de “amassar”.

 

 

Deixamos descansar uns 15 minutos no copo (à moda antiga e como a minha avó me ensinou (tapado com um paninho).

 

 

Passado este tempo amassamos um pouco e fazemos bolinhas. Colocam-se num tabuleiro untado com margarina derretida e polvilhado com farinha. Deixamos em repouso estas bolinhas uns 10 minutos.

 

 

Por fim pincelamos todos os pãezinhos com a gema de ovo e vai ao forno à temperatura de 180.º uns 15 minutos, mas vamos controlando (calor por cima e por baixo).

 

 

Quem não tem Bimby não vai deixar de os fazer. Os ingredientes estão aí. Amassa-se tudo à mão e de certeza que também sairá muito bem.

 

Digo-vos que ficaram ótimos, e ainda temos para amanhã. Aquele sabor característico do pãozinho de leite e com mais valor por serem feitos pelo pasteleiro D. Sem precisar de sair de casa. Agora NÃO!

 

Saúde, resguardem-se bem e fiquem em casa por favor. Maria Cristina

Please reload

Posts em Destaque