O melhor discurso dos últimos tempos

Tuesday, February 11, 2020

 

Já passaram uns dias, eu sei, mas não consigo de deixar de falar do que, na minha Ideia, foi dos melhores discursos que ouvi nos últimos tempos.

 

 

A entrega dos Óscares e o discurso de Joaquin Phoenix, o vencedor do melhor ator neste espetáculo que se realizou na madrugada de 2.ª feira.

Ainda não foi este ano que consegui acompanhar o direto na televisão. Oh céus, dia de trabalho na manhã seguinte e já não consigo mesmo manter-me acordada durante umas boas horas. Verdade que logo bem cedo, e mal acordei, dediquei-me à pesquisa de quem teria sido o "The winer". Parasita, o filme coreano que se sagrou vencedor. Não conheço, não o vi por isso não posso opinar. Na noite de 6.ª feira os meus filhos tiveram a vê-lo e parece-me que até gostaram, mas verdade seja dita que a mim não me cativou muito interesse para me sentar ali e apreciar aquela obra coreana.

 

 

Em relação ao prémio de melhor ator, faça-se jus ao atribuído. Joaquin Phoenix, no papel de Joker foi execelente. Vi o filme e adorei, conforme adorei a sua interpretação que ajudou bastante a conseguir que esse filme nos deixe a pensar que sociedade será esta onde vivemos?...

 

 

Mas o melhor dos melhores nesta entrega de prémios terá sido o discurso do ator. Diferente logo de início. Fugiu ao tão habitual agradecimento aos pais, à mulher ou à namorada, a toda a equipa que o ajudou a ganhar este prémio ou todos aqueles habituais discursos tão próprios destes eventos. Joaquin Phoenix decidiu falar das questões ambientais e da sustentabilidade do planeta. Não da maneira habitual que muitos famosos o fazem, porque está na moda ou porque fica bem demonstrar essa preocupação.  

 

 

O ator expressou-se de uma forma emotiva, sincera e natural deixando-nos a pensar que teremos de travar quanto antes as formas de comportamento que estaremos a ter duma maneira tão negativa e egoísta.

 

“Quer estejamos a falar de desigualdade de género ou de racismo, ou de direitos dos povos indígenas e dos direito dos animais, é sempre da luta contra a injustiça que se trata. Estamos a falar da luta contra a crença de que uma nação, um povo, uma raça, um género, uma espécie tem o direito de dominar, usar e controlar outra com impunidade. Tenho sido um canalha toda a vida, tenho sido egoísta. Tenho sido por vezes cruel, difícil no trabalho, e sinto-me grato porque muitos dos que estão nesta sala me deram uma segunda oportunidade. Acho que é aí que estamos no nosso melhor: quando nos apoiamos uns aos outros. Não quando nos recriminamos pelos nossos erros do passado, mas quando nos ajudamos a crescer. Quando nos educamos uns aos outros, quando nos levamos uns aos outros à redenção.”

 

Simplesmente adorei e por isso partilhei esta Ideia. Vale a pena pensar nisto.

 

Beijo e uma semana feliz, Maria Cristina

 

Vejam o vídeo

 

Please reload

Posts em Destaque

(Novo) Regresso às aulas

September 15, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes

Tuesday, September 15, 2020

Tuesday, March 24, 2020

Saturday, March 21, 2020

Thursday, March 19, 2020

Tuesday, March 17, 2020

Please reload

Categorias
Please reload

Arquivo
Please reload

    Todos os textos são da autoria e responsabilidade da blogger.

    Seguir nas redes sociais
    Instagram
    • Facebook - White Circle
    • Instagram - White Circle
    • YouTube - White Circle

    © 2020 por MARIA CRISTINA D'OLIVEIRA SALGADO | Portugal