Nem sei...

Tuesday, October 17, 2017

 

Parece que tudo isto me faz confusão. Sem Ideias, baralhada e até incrédula. Parece mentira.

 

Tudo o que se está a passar no nosso país. Como é possível?! Portugal está a arder. Mais uma vez, Portugal está a arder!

 

Culpa-se o governo, culpa-se a falta de meios e de recursos, culpa-se a impotência de alguns, mas no momento está tudo ardido e é essa a triste realidade.

 

Não consigo ver as imagens. Cobarde, sensível, não sei. Fecho os olhos e apercebo-me de ter visto, de relance, veados, coelhos, cães, cavalos, casas, automóveis e vidas inteiras destruídas pelo fogo. Ai santa comunicação social não falhas nada.

As culturas e hortinhas que tantos teriam orgulho de ter…e as tiveram.

Os milhares e milhares de litros de água despendidos nestes combates. A seca que temos aí.

Os ordenados miseráveis dos Bombeiros e das forças de segurança que andam nesta luta. 

 

Causas naturais? Não me parece. Desta vez nem se falou disso. Leio notícias horrendas: um casal que por desacato com familiares pegou fogo no Gerês; um homem de 30 anos, desempregado e descontente com a vida ateou outro fogo porque lhe dá gozo ver o efeito dessa propagação… Que é isto? Não encontro um adjetivo para estas pessoas…

 

Não, não partilho uma única foto da desgraça porque passamos. O que estão a passar tantas famílias, os que já não estão entre nós porque fugiram para sobreviver e não conseguiram e de toda a destruição com que ficou a mãe natureza.

Também não vou partilhar nas redes sociais a minha fotografia a sorrir com o laço de luto à volta. Não vou.

Sinto-me triste e revoltada e sem ação. Uma mistura de sentimentos que me fazem pensar que raio de humanos nos cercam. 

 

Maria Cristina