• Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2020 por MARIA CRISTINA D'OLIVEIRA SALGADO | Portugal

Batata doce: tão boa

Tuesday, July 4, 2017

 

Oh meu Deus, depois de chegarmos de férias há uma inimiga na nossa casa e à nossa espera: a maldita balança que até queríamos esquecer que ela existe.

 

Foram praticamente duas semanas a abusar, a fazer asneiras...mas o que se há de fazer, há coisinhas difíceis de evitar por isso agora vamos lá ter juízo com as nossas comidinhas.

 

Há algo muito bom e que não será tão calórico como poderíamos pensar. Já vos tinha falado desta pequena maravilha - a batata doce e eu adoro.

 

A batata-doce é bem mais amiga da nossa linha que a batata branca que por hábito (e na maioria dos casos) consumimos mais.

 

A batata doce contém carboidratos complexos de baixo índice glicêmico. 

Isso quer dizer que o organismo absorve-a de forma lenta, liberando aos poucos glicose na corrente sanguínea. Por isso, a batata-doce não estimula demais o hormônio insulina, que tem como efeito acumular gorduras e aumentar a nossa fome. Este é um dos motivos para fazer da batata-doce um alimento que engorda menos.

 

E agora parece que pegou moda: nos restaurantes cada vez mais nos servem batata-doce de diversas formas…ui, frita é deliciosa e o meu pequenino confirma isso. O D. adora.

 

Ora reparem no seu Resumo Nutricional:

Existem 249 calorias em 1 porção de batata-doce frita

Gorduras - 9,49g

Hidratos de carbono - 39,07g

Proteínas - 1,76g

 

Repartição das Calorias: 34% gordura, 63% carbonos e 3% proteínas.

 

Oferece-nos maior energia que a batata branca, queimando mais gordura e permitindo-nos ganhar massa magra, ou seja, músculos. 

Por ter baixo índice glicêmico, é uma aliada de quem tem diabetes, pois ajuda a controlá-la.

E mais: é muito saudável, uma vez que conta com alta concentração de fibras, além de ser rica em potássio, ferro e vitamina C, A e E.

Entendam que por ser rica em fibras, a batata-doce também pode ajudar na perda de peso, pois como demora mais tempo a ser digerida, faz o organismo trabalhar mais, ou seja, acelera o seu metabolismo e aumenta a sensação de saciedade por mais tempo. Outra vantagem é que diminui o colesterol total.

 

É isto que se pretende, coisinhas deliciosas e que nos fazem parecer ainda melhores e mais giras claro e quando regressamos de férias...oh céus.

 

Beijos e tenham uma 3.ª feira esplêndida e doce.

Maria Cristina

 

 

Please reload

Posts em Destaque

Agora…só “homemade”

March 24, 2020