Escadas rolantes

Julgo que não será necessário ler manuais, existirem postos informativos ou placards que nos indiquem de como deveremos usar as escadas rolantes, mas na minha Ideia parece-me que para muita gente isso deveria existir mesmo.
“Passo-me”! Desculpem a expressão, mas abomino situações (e são a maioria) que o casal, a família de uns 4 ou 5 elementos ou mesmo uma pessoa sozinha vão dispersos pela escada rolante à minha frente. Não conhecem a regra do Circule pela direita???
Não me queixo de situações no Metro, aqui na minha zona não existe e apercebo-me que em Lisboa isto não é assim tão frequente…mas aqui pelo Algarve, nos centros comerciais, hipermercados e espaços onde haja escadas rolantes é raríssimo ser respeitada essa norma.
Oh céus, apercebo-me que as pessoas costumam entrar na escada rolante e ficar paradas nos dois lados, impedindo que quem está com pressa ou quem goste de subir a escada caminhando, o façam. Neste fim de semana aconteceu-me isso, mais uma vez!

Muitas cidades, em outros países, criam regras de uso e de convivência que respeitem os apressadinhos (ou como lhes queiram chamar), tanto como aqueles que querem ir mais devagar na escada rolante. Há a regra adotada de "Na direta pode parar, pela esquerda ande”.
Tenho Ideia em Londres com o meu filho mais velho, e na altura era bem mais novinho, ele ter estranhado a “educação” e o respeito que os londrinos manifestavam nas escadas rolantes. Já para não falar em outros países que tenho visitado e que essa “educação” também acontece. Na Arábia, por exemplo… Porque será que aqui não pensam nisso?
Vamos lá Giras, encostar sempre à direita para que a Maria Cristina não fique irritada.
Foi só um desabafo. Beijos e desejo-vos uma 5.ª feira excelente.



O D. no metro do Dubai não ia encostado à direita pois a escada era só para ele.

Tags: