A amiga genial, de Elena Ferrante

Monday, September 5, 2016

 

Eu quase que tinha a certeza (95, 96% da minha Ideia) de que a Cláudia no mês de setembro nos traria esta obra.

 

Quando no nosso encontro em agosto, e porque as Ideias de Leitura estavam de férias, ela já tinha terminado de o ler. Falamos sobre esta obra e a Cláudia estava fascinada. A própria vida “mistério” da escritora … pareceu-me que tudo a cativava.

 

A amiga genial, trata-se de um livro cativante desde as primeiras páginas, quer pela trama, quer pela forma como se encontra escrito.

 

Através de uma linguagem fluída, ligeira e ao mesmo tempo profunda, o leitor é conduzido para a história de uma amizade entre duas crianças, num bairro popular nos arredores de Nápoles.

 

Aborda-se a infância e a adolescência das duas personagens, Elena e Lila, e os seus percursos de vida, que acabam por se tornar distintos quando Elena continua a estudar e Lila acaba por ter de terminar os estudos, para ajudar a família. No entanto, a amizade perdura entre ambas, numa sucessão de episódios que desejaríamos que não terminassem.

 

Este livro é o primeiro livro de uma tetralogia, na qual se abordam outras fases de vida das personagens como a juventude (2.º vol.), tempo intermédio (3.º vol.) e maturidade e velhice (4.º vol.).

 

Existe um mistério em torno da autora. Sabe-se que é de nacionalidade italiana e supõe-se que Elena Ferrante não seja o verdadeiro nome da escritora.

 

Poderá encontrá-lo numa biblioteca perto de si…

Cláudia Matos

 

Eu fiquei cativada, quero lê-lo e será, quase de certeza, o meu próximo livro de cabeceira.

Mulheres giras, façam o favor de terem uma semana feliz. Super!

 

Beijinhos,

Maria Cristina