O uso do burkini

E nós que nas nossas praias gostamos de usar o mínimo possível, para o bronzeado ficar mais uniforme. Mas nem todas serão assim.
Pelo menos três mulheres foram multadas, na cidade francesa de Cannes por usarem burkini, um fato de banho que tapa o corpo todo e que algumas muçulmanas utilizam na praia.
O jornal Nice Matin noticiou ontem, que depois da justiça francesa ter decretado em Cannes a proibição do uso do burkini nas praias, três mulheres de 29, 32 e 57 anos tiveram de pagar uma multa de 38 € por o estarem a usar.
Outras seis mulheres que tomavam banho “demasiado cobertas”, receberam avisos também, mas optaram por abandonar a praia ou mudar de traje, segundo disse ao jornal o chefe da polícia municipal, garantindo que a medida tem o apoio da população.

As autoridades locais justificam esta proibição com motivos de segurança, considerando que demonstra “de forma ostensiva, a pertença a uma religião, numa altura em que França e os seus locais de culto religioso são alvo de ataques terroristas”.
Bem, na minha Ideia até pode nem ser isso. Há que respeitar as tradições e religiões e a forma como cada uma se apresenta.
Nas minhas férias no Dubai, fiz praia e piscina. Usei os meus bikinis habituais. Ninguém me alertou por estar diferente. Aliás ninguém me olhava de outra forma e no meio daquelas mulheres árabes, senti-me ambientada porque as respeitei e elas respeitaram-me a mim.
Tínhamos trajes diferentes é verdade, mas afinal éramos todas mulheres que aproveitávamos um belo dia de praia, giras e felizes.
Beijos e tenham uma ótima 4.ª feira.



Ao fundo um dos hoteis mais famoso do mundo Burj Al Arab


Tags: