Civilização de Eça de Queiroz



A Cláudia já me tinha avisado que desta vez se tinha dedicado a um escritor português, e as suas Ideias de Leitura do mês de junho seriam duma obra de Eça de Queiroz.

Parabéns Cláudia, bem escolhido! Eça faz parte de nós, da nossa cultura enquanto portuguesas. Todas nós conhecemos, nem que seja uma obra ou duas deste grande escritor.


Civilização trata-se de um conto de Eça de Queiroz que serviu de base para a criação do romance A cidade e as serras.

Conta a história de Jacinto, um homem que vivia entediado, embora vivesse uma vida luxuosa e rodeado dos mais recentes inventos e obras da literatura. Era o protótipo da infelicidade. No entanto, quando resolve deixar a civilização para passar umas semanas no campo, sofre uma profunda transformação, pois passa a apreciar os prazeres simples da vida, dispensando os exageros do luxo.

Narrado por um narrador que é também personagem, deixa passar uma fina ironia e crítica à sociedade da época, burguesa e materialista e diretamente às suas invenções científicas.

O enredo é simples e linear e conduz o leitor a uma reflexão moral sobre a história.

Está presente também a dicotomia entre cidade e campo.

Apesar de ter sido escrito no século XIX, é intemporal pois adapta-se a qualquer época.

Aí reside a magia de algumas obras, onde se enquadra este conto, com as quais nos identificamos, mesmo apesar da distância entre o tempo da escrita o tempo atual.

Pode ser consultado numa biblioteca bem perto de si…


Cláudia Matos


Obrigada Cláudia. As tuas Ideias literárias inspiram-nos e incentivam-nos à leitura.

Provavelmente será este conto o meu próximo "livro de cabeceira", de momento não tenho nenhum. Beijos.


Feliz semana, cheia de sol.

Maria Cristina


... é um blog onde podemos trocar as "ditas" Ideias que passam pela cabeça das mulheres e que os homens até gostam de as conhecer. Falamos de dicas de moda, de decoração e culinária, de cultura, saúde e bem estar, curiosidades e tantas outras coisas que nos preenchem o pensamento no nosso dia a dia, sim, porque durante as 24 horas o nosso cérebro não pára, nunca!

Posts em Destaque
Posts Recentes
Categorias
Arquivo

    Todos os textos são da autoria e responsabilidade da blogger.

    Seguir nas redes sociais
    Instagram