• Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2020 por MARIA CRISTINA D'OLIVEIRA SALGADO | Portugal

7 bebidas por semana

Wednesday, June 1, 2016

 

 

Parece que realmente isto varia – mulheres 7 bebidas por semana e homens 14. O dobro!

Os valores máximos permitidos para que não se entre em excesso.

 

A diferença entre os dois sexos terá a ver com a forma como o álcool é metabolizado no nosso corpo.

 

O que acontece é que nós mulheres não processamos o álcool da mesma maneira que os homens. 

No geral somos mais pequenas que eles, o nosso corpo tem menos água e (infelizmente) temos mais massa gorda: diluindo-se o álcool mais em água que na gordura. Assim, no nosso organismo ficará mais concentrado e durante mais tempo. Pois, é isso...

 

Como também temos níveis mais baixos de duas enzimas que decompõem o álcool, mesmo que bebamos a mesma quantidade que os homens, somos mais afetadas, e durante mais tempo, com o efeito do álcool.

 

O nosso ciclo menstrual também tem interferência nesta assimilação, pois durante a menstruação, a metabolização do álcool ainda será menor. 

 

Infelizmente, e de acordo com uns dados que li de um estudo nos Estados Unidos, as mulheres tornam-se dependentes do álcool mais depressa que os homens, em especial as mulheres mais velhas.

 

Não quer dizer, que porque somos mulheres teremos de deixar de beber, de acompanhar uma refeição com um bom tinto português ou mesmo deixar de beber uma cerveja fresca ao fim do dia, agora que o calor algarvio parece ter chegado e para ficar.

 

Mas ok, passámos a saber o que se deverá realmente evitar, diminuir ou reduzir um bocadinho, caso seja o caso…enfim, os néctares dos deuses e outras bebidas poderão ser consumidos por nós, mas sempre com moderação.

 

Uma 4.ª feira bem passada.

Maria Cristina

 

 

 

Please reload

Posts em Destaque