A Guerra - para lermos em março

Wednesday, March 2, 2016

 

Começado o mês de março, a Cláudia Matos traz-nos logo no início a Ideia de um livro.

 

A Guerra, que entendi inicialmente ser direcionado para um público juvenil, mas que depois de conhecer a história, me parece que cativa qualquer uma de nós e nos convida à leitura.

 

Não perco a oportunidade de elogiar a Cláudia, pois atravessando uma fase tão difícil na sua vida, a perda da mãe, e que aconteceu tão recentemente, não menosprezou a nossa combinação de contribuir, todos os meses, com os seus conhecimentos literários no meu Blog.

 

“Era a guerra. Todas as manhãs os homens partiam para os campos de batalha. Os que regressavam à noite traziam os mortos e os estropiados. Havia guerra há tanto tempo que já ninguém se lembrava da razão por que ela tinha começado.”

 

Assim começa esta história, da escritora francesa Anais Vaugelade, que através de um narrador não participante aborda, utilizando uma linguagem metafórica, a rivalidade entre reinos, entre cores (exércitos vermelho, azul e amarelo) e nos obriga a uma reflexão sobre o efeito negativo da guerra na vida das pessoas.

 

Papel decisivo na intriga é desempenhado por Fabiano que, simultaneamente, perseguido pelos vermelhos e expulso pelos azuis, decide desafiar os dois exércitos inimigos em nome de um terceiro.

 

Este livro apesar de, aparentemente, se destinar a um público juvenil também consegue encantar os adultos pela forma como aborda um tema tão sério, como a guerra, e pelo desfecho surpreendente da história.

 

Disponível para consulta numa biblioteca bem perto de si…

Cláudia Matos

 

Obrigada Cláudia, és fantástica e acima de tudo tu és forte, talvez por seres mulher.

Beijo grande.

 

E para as restantes mulheres lindas, 4.ª feira feliz para todas.

 

Maria Cristina