Joana Vasconcelos – criação de relógio Swatch

Thursday, November 5, 2015

 

Não sei se por ser portuguesa, se por adorar trabalhos em filigrana ou se por apreciar há muito as obras desta artista, ao conhecer este trabalho da Swatch com a assinatura da artista plástica Joana Vasconcelos fiquei impressionada (pela positiva, claro), pois adorei mesmo.

 

Parece ser a primeira colaboração portuguesa com esta marca suíça de relógios e o primeiro modelo da série Art Special a incluir elementos feitos à mão.

 

Chama-se LooksEasy, mas a criação envolveu o trabalho de artesãos do norte de Portugal, especialistas na técnica de filigrana e o apoio dos relojoeiros da Swatch (o que realmente não parece nada fácil).

 

Cada mostrador desenhado por Joana Vasconcelos é feito com filigrana de metal, produzida à mão por esses artesãos, e tem um revestimento dourado. Depois do mostrador acabado, cada relógio foi montado à mão.

 

O desafio proposto pela Swatch foi criar “um relógio para o dia-a-dia”.

 

Joana Vasconcelos, cujo trabalho enquanto artista “assenta muito na apropriação de técnicas artesanais combinadas com materiais industriais”, transformou um objeto do dia-a-dia numa peça de “alta-cultura”. Lindo!

 

Em nota de imprensa, a artista comentou que “esta colaboração com a Swatch deixa-me feliz, pois permite que o meu trabalho possa ser vivido todos os dias, a todas as horas”.

 

A marca elogia o relógio e descreve-o como “um hino à elegância intemporal e um tributo à perícia artesanal”, salientando que nunca um relógio Swatch foi montado manualmente.

 

O relógio saiu para venda numa edição limitada, existindo somente 999 peças e custa o valor de 265 euros.

Vem guardado e protegido numa embalagem linda em veludo preto com um forro dourado que faz lembrar mesmo um estojo de joias.

 

Adoro esta “jóia” e já avisei por casa que AMEI esta obra. Afinal estou no mês do meu aniversário...Mas parece-me dificil conseguir um...caso se atrasem muito…999 relógios esgotarão num instante…Isto se já não esgotaram. Mas é lindo, não acham?

 

Uma excelente 5.ª feira para todas as mulheres giras.

 

Beijos meus.