Telma Veríssimo - Fotógrafa farense



A aproveitar uma tarde de sol de outono no Algarve, encontrei-me com a fotógrafa Telma Veríssimo na esplanada da Tertúlia Algarvia na Cidade Velha, em Faro. Um sítio ótimo que vale a pena visitar.


Frequentámos juntas, e durante alguns anos, Ballet Clássico no Conservatório Regional do Algarve mas desde ai, e apesar de vivermos na mesma cidade, nunca mais nos encontrámos.


Natural de Faro, rapariga da minha idade, com dois filhos, começou a trabalhar em fotografia em 1993.


Um ano depois conclui o Bacharelato de Fotografia da ESAP (Escola Superior Artística do Porto), tendo começado logo de seguida a trabalhar para jornais. Primeiro para o Público, depois para o Diário de Notícias e ainda para outras publicações regionais.


É formadora de Fotografia desde 1995 em ações promovidas por diversas entidades.


Em 1998 conclui o Curso de Formação Profissional de Aperfeiçoamento em Fotojornalismo do Cenjor, tendo frequentado nos anos de 2001 e 2002 a Pós-graduação em Estudos de Fotografia do IADE, em Lisboa.


Publicou dois livros de fotografia de sua autoria: em 2008 “Passeio Público – Jardins, alamedas e recantos ajardinados do Algarve” e dois anos depois “Sagres – O Começo”. Ambos com fotos lindas, espetaculares mesmo.


Dos projetos mais recentes em que participou, a fotógrafa falou-me e mostrou-me o livro "Cataplana Algarvia: Tradições e Recriações" que resultou de uma parceria entre a Tertúlia Algarvia, a RTA e a Associação de Turismo do Algarve, publicado este verão.


Nos últimos anos tem realizado trabalhos para diversas entidades, tanto privadas como públicas.


Bem, esta tarde foi diferente, e apesar de se fazer sempre acompanhar por uma das suas máquinas, a Telma não fotografou, mas deixou-se fotografar.


Gostei imenso deste nosso reencontro, duas mulheres giras e da mesma idade.


Para todas as restantes giras, desejo-vos uma semana espetacular.


Maria Cristina


http://cataplanalgarvia.pt/index.php/pt/ (acesso ao livro - "Cataplana Algarvia: Tradições e Recriações").

Alguns dos muitos trabalhos de Telma Veríssimo

... é um blog onde podemos trocar as "ditas" Ideias que passam pela cabeça das mulheres e que os homens até gostam de as conhecer. Falamos de dicas de moda, de decoração e culinária, de cultura, saúde e bem estar, curiosidades e tantas outras coisas que nos preenchem o pensamento no nosso dia a dia, sim, porque durante as 24 horas o nosso cérebro não pára, nunca!

Posts em Destaque
Posts Recentes
Categorias
Arquivo

    Todos os textos são da autoria e responsabilidade da blogger.

    Seguir nas redes sociais
    Instagram