Quinta Rosa

Wednesday, September 9, 2015

Conheci a Quinta Rosa em Silves, como já vos falei, quando decidi fazer o post da Chef Cátia Santos do mês de setembro. Pretendíamos imagens numa vinha e a convite dos proprietários visitámos esta.

 

Jaap Honekamp, empresário holandês produz vinho no Algarve desde 1998.

Decidiu fechar a sua empresa de construção civil, para se dedicar à viticultura, precisamente no Algarve.

 

Demorou algum tempo, mas em 2011 realizou-se a primeira grande colheita de qualidade da vinha que, na altura, era de 2 hectares.

Atualmente a quinta dispõe de 4 hectares de vinha, pois em 2012 foram plantados 2 hectares de videiras novas.

 

Em 2012 os vinhos foram registados oficialmente na CVA - Comissão Vitivinícola do Algarve. Desde então, Jaap e a parceira Renee produzem Vinho Regional do Algarve.

 

A Quinta Rosa é uma vinha sem produtos químicos. Fazem vinhos sem adições, produzidos de forma tradicional e fermentados naturalmente, tendo por base uma Agricultura Biológica. É um vinho que tem o sabor dos barris de carvalho como o único sabor adicionado.

 

Jaap disse-me que cultivar uvas para vinho é uma grande aventura, que se repete todos os anos. Lembra-se bem da primeira vez que produziu o seu próprio vinho de duzentos quilos de uvas – “O resultado não foi lá muito bom! O vinho foi utilizado na destilação para fazer álcool”.

 

Produzem 8 castas de uva vermelha e 1 casta de uva branca. 

O vinho branco, um fantástico Chardonnay, não estagia em barris de carvalho. É um vinho cheio, fresco e frutado.

O vinho rosé, produzido unicamente da casta Syrah, tem uma linda cor rosa escuro, e muito sabor.

 

Na Quinta Rosa seguem e respeitam o ritmo da natureza. Cada ano é uma nova aventura, pois quase diariamente têm de saber e reagir consoante os planos da natureza. Normalmente e a maior parte das vezes, a colheita faz-se em agosto. 

 

No dia ou na noite antes da vindima, Jaap e Renee passam pelas videiras e cortam e retiram todos os cachos que não estão em perfeitas condições. Apenas os melhores cachos ficam para a vindima.

Convidam toda a família, amigos, conhecidos e vizinhos para a festa da vindima, pois é festa sim! E todos os anos há a ansiedade de saber a quantidade e a qualidade do resultado.

A vindima de 2014 ainda conseguiram realizar com amigos e conhecidos, mas nos próximos anos, as colheitas serão cada vez maiores e precisarão de mais voluntários.

 

Também fazem visitas guiadas e prova de vinhos, podendo também adquirir-se vinho no local.

 

Adorei esta visita e para além de termos sido super bem recebidos, o Jaap e Renee fizerem questão de nos dar a experimentar quase todos os tipos de vinho que produzem…muito saborosos, mas entendem que seria “um pouco complicado…” se realmente eu tivesse provado mesmo todos.

Fiquei com curiosidade de assistir e ajudar numa vindíma, pois segundo Jaap “ A vindima é uma experiência única!”. Acredito.

 

 

Tags:

Please reload

Posts em Destaque

(Novo) Regresso às aulas

September 15, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes

Tuesday, September 15, 2020

Tuesday, March 24, 2020

Saturday, March 21, 2020

Thursday, March 19, 2020

Tuesday, March 17, 2020

Please reload

Categorias
Please reload

Arquivo
Please reload

    Todos os textos são da autoria e responsabilidade da blogger.

    Seguir nas redes sociais
    Instagram
    • Facebook - White Circle
    • Instagram - White Circle
    • YouTube - White Circle

    © 2020 por MARIA CRISTINA D'OLIVEIRA SALGADO | Portugal