Buscar
  • Maria Cristina Salgado

Será mesmo uma epidemia?


Será mesmo, ou somente um susto que estaremos a passar?


O que vivemos no momento, aliás o que se fala no momento, mas graças a Deus parece que em Portugal não haverá ainda nenhum caso confirmado, mas no resto dos países já está a ser preocupante, faz lembrar ficção cientifica ou mesmo um filme daqueles em que saímos do cinema e ficamos a pensar que isto até poderia acontecer.

Verdade que me veio logo à memória O Inferno de Dan Brown. Este livro fantástico que adorei, como adoro todas as suas obras. Quem o leu já entendeu onde quero chegar.

A praga criada por um “cérebro maléfico”, na verdade, é um vírus que infectará todas as pessoas da Terra, mas terá efeito em apenas 1/3 delas, selecionadas aleatoriamente, causando uma modificação no ADN que provoca a infertilidade. Desta forma, a humanidade é forçada a entrar numa nova era, pois qualquer tentativa de reverter o vírus pode provocar efeitos genéticos colaterais perigosos e assim diminuir o número da população. Estas últimas cenas passadas na Turquia, em Istambul, numa cisterna duma basílica que foi contaminada, faz com que terminemos o livro a pensar que o Homem poderá mesmo fazê-lo. O Homem destrói e é só pensar nisso.


Fala-se que o Coronavírus poderá ter sido “produzido” e de imediato propagado…e não será o que está a acontecer? Isso fica na minha Ideia… e por isso me lembrar de imediato do livro O Inferno.

Os sintomas associados à infeção causada pelo Coronavírus são mais intensos do que uma gripe e incluem febre, dor, mal-estar geral e dificuldades respiratórias, como falta de ar.



A nossa ministra da Saúde já assegurou que os hospitais de Portugal estão preparados para lidar com uma eventual epidemia e que a situação está a ser tratada de forma "tranquila, mas rigorosa". Tenho dúvidas, estaremos mesmo com esse nível de “defesa”?


As redes sociais são peritas em difundir textos, fotos e vídeos sobre esta nova situação, mas muito sinceramente já nem sei no que deverei acreditar.

Há que prevenir e ter certos cuidados…todo o resto deixem ver a continuação.



Vamos aproveitar este fim-de-semana, que aqui no Algarve já começou a aquecer. Mesmo assim esperamos que a chuva apareça, que bastante falta faz.

Beijo, Maria Cristina

31 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2020 por MARIA CRISTINA D'OLIVEIRA SALGADO | Portugal