Buscar
  • Maria Cristina Salgado

Feng Shui e a decoração



Um Blog é isto: uma troca de Ideias entre nós e para partilhar com todas.


Há pouco terminei de ler o livro que a minha colega L. me emprestou. Seguidora do Blog, lembrou-se que seria interessante fazer um post sobre Feng Shui. É uma querida e agradeço-lhe imenso esta Ideia, pois aprendi coisas super interessantes com este tipo de decoração.


O livro Feng Shui do lar saudável ensina-nos a avaliar a energia da nossa casa, como remodelar os espaços e como neutralizar rapidamente tudo o que nos possa trazer mau-estar. Parece estranho, mas entendi bem do que se fala.


Feng Shui é um termo de origem chinesa, cuja tradução literal é vento e água. Segundo esta corrente de pensamento, a relação do vento e da água são as forças necessárias para conservar as boas influências na nossa casa e redirecionar as negativas para fora, de modo a beneficiar quem lá mora.


É giro, muito giro. Agora ao terminar o livro fiquei com as Ideias do que poderei alterar (até nem será muito), para que me sinta ainda melhor na minha casa.

Atenção, não implica obras, nada disso, só a alteração e o reposicionamento de algumas coisinhas para ficar tudo a 100%.


Sítios importantíssimos como o hall de entrada, que serão logo o nosso cartão de visita e a 1.ª imagem positiva que teremos de dar (e receber quando entramos em casa). Amplos, luminosos e harmoniosos.


Todas as portas da nossa casa devem abrir com facilidade e totalmente. Nada de portas com móveis atrás: a abertura terá de ser total.


O espaço (normalmente a sala) onde os nossos amigos ficam mais tempo quando nos visitam, também deverá ser revisto. O máximo de luz natural, cores calmas, sofá contra a parede e sem muitos móveis para tumultuar o ambiente.


O nosso quarto, bem como o quarto das crianças, devem ser bem analisados. Há pormenores sempre a evitar e em especial na colocação dos móveis, da cama principalmente.


Casas de banho luminosas e com a presença de plantas. Ficam lindas e com um ambiente tão agradável.


Na cozinha é bom mantermos as bancadas o mais limpas possível, sem muitos acessórios (tralhas que nem usamos, como eu costumo dizer, isso TUDO para a despensa). Uma pequena horta com temperos, mesmo num cantinho da bancada ou na parede é maravilhoso para os bons fluidos da casa.



Algo muito importante: termos os nossos objetos pessoais. Terão de estar presentes na nossa casa. Aqueles que nos dizem algo, que nós gostamos e que deverão estar sempre por perto. Impensável um trabalho de um decorador na nossa casa que nos diga coloque isto, aquilo e o outro. Não, há que ter coisas nossas!


O jardim, e mesmo quem viva num apartamento, uma varanda com plantas e flores, transmite uma imagem e mensagem importantíssimas, dão vida ao espaço. Plantas mortas ou mal cuidadas nunca poderão existir. É deprimente.


Garanto-vos que teria muitas mais Ideias a transmitir, mas consultem o livro ou matéria sobre este tipo de decoração. É super interessante, fiquei fascinada e vale mesmo a pena conhecer estes pormenores, pois acredito que nos ajudarão a sentir mais felizes no nosso espaço e é isso que se quer, certo?


Bem, L. 2.ª feira devolvo-te o livro. Esta tua Ideia foi uma Ideia brilhante, pois julgo que todas irão gostar de conhecer melhor esta interessante decoração.


Beijos e uma 6.ª feira magnífica neste Algarve com sol.

Maria Cristina

110 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2020 por MARIA CRISTINA D'OLIVEIRA SALGADO | Portugal