Buscar
  • Maria Cristina Salgado

As tendências outono/inverno 2016


É certo que ainda está calor. Pelo menos aqui no Algarve ainda sinto o verão…mas verdade que o outono vem já ai e as tendências da moda das nossas roupas são giríssimas para a próxima época.


Andei a pesquisar o que para ai vem e nesta próxima estação, apesar de nada ser novidade, vamos usar coisas lindíssimas.


Ora vejamos: os acolchoados vão-se usar em todos os tipos de peças de roupas e acessórios. Nas botas, nas malas, carteiras, sem esquecer os casacos de penas que já se usaram e se voltam a repetir.

Estas peças práticas são giras de usar ao fim de semana ou até mesmo para trabalhar.

Os casacos e casacões de xadrez vão estar ai. Jogos de linhas perpendiculares e geométricos de cores e tons variados.


Os uniformes militares também vão aparecer. Casacos azul-escuro, verde-caqui e vermelho, são os preferidos da estação, com cortes rigorosos, aplicações metálicas, insígnias, galões e vivos. Giro!

O estilo fitness elegante: peças de roupa com origem no ginásio surgem cada vez mais sofisticadas e mostram agora um lado mais irreverente. Podemos usar em looks totais ou misturadas com looks sofisticados, dando-lhes um toque casual. Calças de ciclismo, sweatshirts, casacos de capuz e blusões com fecho ficam bem misturados com básicos.


Outra novidade é o armário masculino inspirar a nossa moda: fatos, calças e camisas masculinas, dominam nas tendências outono-inverno 16/17 e combinam-se com sapatos de atacadores. Os fatos usados com acessórios como gravatas, lenços de seda e pregadeiras na lapela vão aparecer com o frio.


Nos tecidos, as peças de veludo vão ter o seu ano de glória.

Para usar no dia-a-dia, juntam o estilo prático/casual, dando-nos um estilo super fashion, conjugadas com acessórios metálicos, por exemplo.

Os blusões de pele continuam a usar-se. Com calças de ganga, botas de cano curto, camisola de gola alta e carteira à tiracolo, por exemplo, é só vestir e sair.

As malhas são uma outra das apostas para o frio. O cinza será uma das cores obrigatórias.

As capas sobre os ombros são um clássico do outono/inverno.

Ficam bem por cima de qualquer roupa e este ano vêm pintadas de variados motivos, assim como em diversas texturas, mas as clássicas lisas, curtas ou compridas, também estão na moda e são sempre um must em qualquer combinação.


Algo que já não me parecia usar-se há algum tempo e que voltou e gosto bastante: os plissados. Saias, tops, vestidos longos ou curtos e é um dos must have da estação.

O animal print regressa na sua melhor versão, não só através das suas cores habituais, os leopardos ou tigres, mas também em tonalidades alegres, como o verde, o azul, o rosa e o amarelo.

E algo muito giro e diferente: a tendência de vestidos tipo lingerie.

Com looks inspiradores e criações arrojadas, partilham delicadeza e sensualidade.

As rendas, os cetins e as transparências, passando pela seda, misturam-se e podemos combiná-los com os slip dress com casacos compridos. Bem giro.


Ideias não nos faltam. Agora é uma questão de escolhermos.

Discretas, ousadas, atrevidas, enfim…a moda está ai.

Vamos ver o que realmente gostamos e pretendemos usar para que nos faça sentir bem.

É isso que se pretende.


Uma semana feliz e já a pensar nas modas que vamos usar.

Beijos, Maria Cristina.

78 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2020 por MARIA CRISTINA D'OLIVEIRA SALGADO | Portugal