Buscar
  • Maria Cristina Salgado

Regras para uma boa noite


A mim não me acontece muito: verdade!


Talvez pelo cansaço no final do dia, não me lembro de chegar à cama e ter dificuldade em adormecer. Uma vez ou duas, terá sido?


Mas realmente tenho amigas que me dizem que isso lhes acontece repetidas vezes…e parece que não é muito agradável mesmo.


Li um artigo interessante sobre as insónias e fiquei com umas Ideias para vos transmitir para quem realmente tem esse problema.


Deixar a cafeína a meio da tarde: para quem tem dificuldade em adormecer, o ideal é beber o último café até às 16horas. Chás e refrigerantes também devemos cortar a partir desta hora..

Um chá ao deitar, mas só dos calmantes – camomila, tília…


Fazer várias refeições durante o dia: se nem lancharmos a meio da tarde vai fazer que ao jantar nos “vinguemos” e passamos a comer desalmadamente pois estamos cheias de fome. Isto é mau, os alimentos mais calóricos vão fazer disparar os níveis de açúcar no sangue e essas oscilações de açúcar causam insónias.


Jante leve, levemente: à noite não devemos mesmo comer alimentos “pesados” – mau para a digestão e mau para o nosso descanso. Provoca mau estar e isso impedirá de certeza que tenhamos uma noite descansada.


Não nos deitarmos logo a seguir ao jantar: isto então será mesmo impensável.

Aproveitamos para orientar umas coisas para o dia seguinte e assim a digestão vai-se fazendo antes de irmos para a cama.


Beber um chocolate quente: Hum…parece-me interessante e no inverno calha mesmo bem. Mas não convém exagerar, certo? Um quadradinho de chocolate negro também é bom e terá menos calorias que o chocolate quente (mesmo que feito com leite magro).

O chocolate tem triptofano (um antidepressivo natural) e é muito rico em magnésio que ajuda a relaxar os músculos.


Frutos secos ao deitar: Têm serotonina – a hormona responsável pela sensação de bem-estar, são fontes de magnésio e mantêm estáveis os níveis de açúcar no sangue. Por isso podemos comer uns quantos (não abusemos).


Um copo de vinho ao jantar: ok…tem algumas calorias, mas se tiver que ser que seja um copo de vinho (e tinto de preferência). Melhor que refrigerantes e sumos cheios de açúcar ou com gás. O vinho ajuda a adormecer, mas não mais que um copo.


Frutos vermelhos à noite: todos no geral, mas em especial as cerejas que são ótimas para ajudar a adormecer. São uma fonte natural de melatonina que nos ajuda a regular o sono.


Termos um quarto de dormir ao nosso gosto, simples mas acolhedor, também me parece imprescindível para uma boa noite de sono, feliz e descansada.


Parecem-me Ideias fáceis de seguir não acham?


Tenham uma 4.ª feira feliz, lindas e fantásticas.


Maria Cristina


15 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2020 por MARIA CRISTINA D'OLIVEIRA SALGADO | Portugal