Buscar
  • Maria Cristina Salgado

Atacamos a gelatina


Nem mais, quando falamos em dietas, a gelatina aparece de certeza naquela que será essencialmente a dieta para emagrecer.

Os benefícios da gelatina são bem maiores do que possam imaginar.


Saborosa e refrescante ajuda a combater a vontade de doces e guloseimas e ainda, de baixo custo e de fácil preparação.


A gelatina é composta praticamente de aminoácidos (proteínas), que ajudam na síntese e na renovação do colagénio.

Dos indispensáveis para o organismo, dez precisam ser adquiridos através da alimentação porque o nosso metabolismo não consegue sintetizá-los. A gelatina possui nove tipos deles, faltando apenas um. Se consumida regularmente, ajuda na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicéridos e controla a glicemia.

Por ser rica em proteína, fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose.

Promove também uma maior resistência física aos desportistas. E ainda mais: colabora para a manutenção da nossa juventude, deixando-nos o cabelo, as unhas e a pele mais bonitos.

Por que faz bem consumirmos gelatina? Por ser a principal fonte de colagénio, substância que tem como função impedir a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura dos ossos, da pele, cartilagens e tendões.


A gelatina tem um papel importante na prevenção e no tratamento de doenças, como artrose e osteoporose. Também é bastante utilizada na recuperação de pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos, pois é um excelente agente cicatrizante.


Ideal nas dietas: Um dos benefícios é que é isenta de gordura.

Das variadas marcas disponíveis no mercado, cada 100g fornecem 380 kcal, estas vindas praticamente dos carboidratos.

A mesma quantidade, mas na versão diet, além de ser isenta de carboidratos, fornece aproximadamente 7 kcal, obtidas exclusivamente das proteínas.


Por isso, se estivermos a fazer uma dieta para emagrecer, ou pelo menos, para não engordar, deveremos sempre optar pela versão sem açúcar. No entanto, é bom variarmos os sabores para não enjoar.


Outra vantagem da gelatina é que ela retarda o esvaziamento do estômago, deixando a pessoa saciada e hidratada por mais tempo. E ainda: dificulta a absorção dos carboidratos e das gorduras pelo estômago e pelos intestinos.


Sabem qual a minha Ideia: a gelatina será uma das "melhores amigas da mulher" (e dos homens também, claro).


Uma 3ª. feira saudável e com pouquíssimas calorias.

Beijos.

Maria Cristina




4 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2020 por MARIA CRISTINA D'OLIVEIRA SALGADO | Portugal