Buscar
  • Cláudia Matos

A ignorância - Ideias de Leitura de fevereiro



Fevereiro aqui está: acabadinho de chegar.

A Cláudia não falha, nunca. Aliás, nós mulheres somos assim: não falhamos e se é para fazer que se faça, conforme o combinado.


Com alguma antecedência falamos do seu post do mês a seguir. Antes de sair e já na semana passada a Cláudia me falava deste livro: A ignorância, de Milan Kundera. E envia-me as suas Ideias a que nos vai habituando, todos os meses.


Trata-se de uma história que nos convida a refletir sobre alguns temas, como a emigração, o retorno ao país de origem e o que isso representa para as personagens, a memória, a nostalgia, a ignorância. Tudo isto é evocado pelo autor, ao longo de 169 páginas.


Apesar de, por vezes, o desenrolar da intriga não ser linear, a história seduz-nos, nem que seja, pelo simples facto de se colocar a seguinte questão: Será possível recuperar uma história de amor, iniciada há muito tempo atrás, que fora interrompida pelas vicissitudes da vida?


Um homem e uma mulher encontram-se, por acaso, num aeroporto durante a viagem de regresso ao país natal, depois da queda dos regimes comunistas do Leste Europeu. Em comum eles têm uma história de exílio e um sentimento nostálgico em relação à paisagem checa.


A história está dividida em capítulos e é-nos contada por um narrador na 3ª pessoa, omnisciente.


Quando avançamos mais para o fim pode-se afirmar que esta intriga até nos chega a surpreender pela atitude insólita de algumas das personagens. Por outro lado, o desfecho é realista, apesar de não se encaixar no típico final feliz de algumas histórias.


Do ponto de vista literário é um livro que tem qualidade e cujo estilo do autor poderá agradar aos leitores.


A destacar a referência a Ulisses que foi, nas mitologias grega e romana, uma personagem da Ilíada e da Odisseia, de Homero, também ele ausente da sua terra natal Ítaca, tendo regressado muito tempo depois.


Ignorância é o título de um livro do escritor checo Milan Kundera, escrito em 2000.

Poderá encontrá-lo numa biblioteca bem perto de si…


Cláudia Matos


Eu, não sei se por ser mulher (que dizem sermos curiosas por natureza), fico sempre com uma vontade imensa de conhecer as Ideias da Cláudia e esta obra não fica atrás.

Muito provavelmente o meu próximo livro de cabeceira.


Feliz semana e um excelente mês de fevereiro.

Maria Cristina


5 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2020 por MARIA CRISTINA D'OLIVEIRA SALGADO | Portugal