Buscar
  • Maria Cristina Salgado

A Rapariga Dinamarquesa/The Danish Girl


No domingo passado encontrei uma amiga no Fórum Algarve, que tinha acabado de ver este filme.


Segundo me contou parece que será uma história de amor um pouco diferente das habituais.


A história de um casal de pintores reconhecidos, anos 20 – Lili Elbe e Gerda Wegener.


Um dia, por mero acaso, a rapariga que Gerda contratou para retratar nas suas pinturas cancela o encontro. Sem alternativa, lembra-se de usar o marido como modelo.

Ele aceita e será naquele momento que, usando roupas de mulher, sente nascer dentro de si algo que, com o passar do tempo, se transformará no mais intenso desejo da sua vida: ser mulher.

Se, ao princípio, isto parece ao casal uma espécie de jogo, aos poucos leva-o a uma lenta transformação numa outra pessoa, que o obriga a viver uma vida dupla enquanto Einar ou Lili – o nome adoptado na sua personagem feminina.


Lili Elbe decide arriscar uma cirurgia experimental na Alemanha para mudar de sexo, tornando-se na primeira pessoa a submeter-se a uma intervenção do género.

Ao longo de dois anos, Lili Elbe foi operado cinco vezes.


No final desse processo, solicitou ao rei da Dinamarca que dissolvesse o seu casamento.

O pedido foi concedido em 1930, altura em que conseguiu ver legalizada a sua nova identidade. Durante todo o processo, Gerda esteve sempre ao seu lado… um amor incondicional…segundo entendi.


Este filme dramático de Tom Hooper foi baseado na obra com o mesmo nome de David Ebershoff, por sua vez inspirado na história dos artistas Einar Wegener/Lili Elbe e Gerda Wegener.


O filme é protagonizado por Eddie Redmayne como Lili Elbe (o ator principal do filme A Teoria de tudo, que ganhou um óscar pela sua espetacular interpretação nesse filme) e Alicia Vikander como Gerda Wegener.


Gostei da história, pareceu-me interessante e é verdade que esta minha amiga me relatou de uma forma tão precisa certos pormenores, que parece que já vi o filme.


Vou aproveitar este fim de semana para visitar os Cinemas Nos no Fórum Algarve e tirar as minhas Ideias, depois de o ver.


Feliz sábado e muito sol.

Um beijinho,


Maria Cristina


Ora vejam o trailer abaixo, parece-me realmente um filme interessante.


10 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2020 por MARIA CRISTINA D'OLIVEIRA SALGADO | Portugal