Buscar
  • Maria Cristina Salgado

Estacionamentos especiais


Se há coisa que não entendo, ou que talvez queira não entender são estas situações.


Ontem fui com o meu filho mais velho à Staples.

Compra rápida, mas pela lógica e como tem de ser, estacionei no parque de estacionamento nos locais apropriados. À hora que fomos até havia muitos lugares disponíveis.


Quando estávamos perto da porta, eis que chega um carro com um “senhor” condutor, sozinho e estaciona no local assinalado (no chão) de estacionamento para pessoas com deficiência.

Reparo que o “senhor” sai do carro andando normalmente, vai à bagageira, tira um envelope e dirige-se para a entrada pertinho de nós. Nada de dificuldades na locomoção, de braços, de tronco: nada fisicamente aparente.

Ok, calma Maria Cristina: tive tentada a perguntar-lhe porque tinha ocupado aquele lugar.

Aliás, ocupou 2 lugares dos 3 existentes, pois fez questão de estacionar mal o carro, de forma a que restasse apenas um lugar para quem realmente precisasse.


Não é a 1ª. vez que me apercebo destas situações.

É triste, não sei como considerar. Desconhecimento, egoísmo, falta de civismo e respeito pelos outros? Não sei.

Será que as pessoas não entendem que aqueles locais “especiais” de estacionamento são MESMO e SOMENTE para quem terá dificuldade na locomoção ou outro tipo de complexidade e que por isso deverão ficar mais perto das entradas?

Que mesmo por pouco tempo estão a dificultar alguém que realmente possa necessitar desse apoio?


Pouco tempo não foi, o “senhor” entrou connosco, nós fizemos a compra e ele ainda por lá ficou…nas calmas, claro…se alguém pretendesse estacionar nos seus 2 lugares pouco importa: o egoísmo e a falta de respeito pelo próximo prevaleceu.


Quando saímos confirmei com um olhar rápido ao vidro da frente e nada de dístico com símbolo de deficiência. Nadinha! Que bem.

A sua deficiência será sim, na dificuldade de perceção e entendimento de para quem realmente são destinados aqueles lugares especiais.


É certo que nem todos somos assim, mas que existem muitos mais “senhores“ destes por ai não tenho dúvidas (infelizmente).


Mais uma das minhas Ideias.


Beijinhos e uma 6ª. feira feliz para vocês.


3 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2020 por MARIA CRISTINA D'OLIVEIRA SALGADO | Portugal